FAQ’S

A Kerabione preocupa-se com o cuidado do seu cabelo e unhas.

O cabelo esponjoso, brilhante e forte é um sinal de boa saúde. A aparência do cabelo deve-se ao estado de saúde, ou seja, aos processos metabólicos, ao trabalho do sistema endócrino e do sistema nervoso central. Fadiga, estresse, alterações hormonais ou nervosismo podem afetar o crescimento do cabelo e até mesmo mudar a cor do cabelo.

Dietas rígidas, maus hábitos alimentares e doenças associadas a distúrbios metabólicos podem fazer com que o cabelo fique fino, descolorido e de crescimento lento. Portanto, a ingestão de todos os ingredientes essenciais é muito importante para ter um cabelo saudável.

Biotina, selênio e zinco ajudam a manter a condição normal do cabelo, e o cobre é responsável por sua adequada pigmentação.

Como todos os tecidos e seus processos estão intimamente relacionados entre si no nosso corpo, as mesmas substâncias que são necessárias para o cabelo são igualmente benéficas para as unhas.

É amplamente aceito que o selênio e o zinco ajudam a manter o bom estado das unhas, o cobre garante a pigmentação adequada do cabelo. Além disso, a vitamina C ajuda a proteger as células do stress oxidativo.

A biotina (vitamina H e vitamina B7) é uma vitamina solúvel em água do grupo B. O corpo humano não armazena esta vitamina, por isso a nossa comida deve conter o suficiente. A pesquisa mostra uma deficiência de biotina em mulheres grávidas.

Por que a biotina é importante?

– A deficiência de biotina altera o metabolismo dos ácidos gordos e outros processos metabólicos, provocando uma produção excessiva de sebo, vermelhidão, erupção cutânea e secura.

– Há provas de que a falta de biotina faz com que o cabelo fique fino e caia. A perda de cabelo pode até mesmo afetar as sobrancelhas e cílios. A ingestão adicional desta vitamina melhora o estado do cabelo de um a dois meses.

O selénio é encontrado em alimentos animais e vegetais. A quantidade de selénio não só é muito pequena, pelo que as plantas absorvem uma pequena quantidade de selénio. Por conseguinte, os alimentos de origem animal e vegetal podem não fornecer selénio suficiente. As pessoas que seguem uma dieta rigorosa ou selectiva, bem como os fumadores, são mais susceptíveis de ser deficientes em selénio.

Por que o selénio é importante?

– A deficiência de selênio é, entre outras coisas, prejudicial aos cabelos e unhas: provoca o desenvolvimento de manchas brancas nas unhas, descoloração dos cabelos, calvície e desbaste dos cabelos. Tais sintomas têm sido observados em humanos, na nutrição parenteral. Há evidências de que uma quantidade adicional de selênio elimina os sintomas mencionados acima e influencia positivamente a melhoria da condição do cabelo.

O zinco é um oligoelemento importante para o bom funcionamento de muitos sistemas do corpo humano. As pessoas que seguem uma dieta rigorosa, bem como os vegetarianos, são mais propensos a serem livres de zinco.

Por que o zinco é importante?

– A deficiência de zinco, entre muitas outras doenças, causa danos epiteliais e inflamação das unhas. A insuficiência de zinco faz com que o cabelo perca a cor ou pode ficar avermelhado. A queda de cabelo na placenta é um sintoma comum de deficiência de zinco.

– O zinco é importante para a correta absorção de nutrientes, pois participa da absorção e transporte de micronutrientes dos alimentos.

A absorção de cobre diminui devido ao nível de ferro e açúcar no fruto (frutose). A ingestão adequada de cobre é especialmente importante no verão, quando a produção de melanina é maior.

Por que o cobre é importante?

– O cobre é importante para manter a condição adequada da pigmentação do cabelo e da pele, pois está envolvido na síntese de melanina, que é a responsável de proteger a pele e o cabelo dos danos causados pelo sol. Há evidências de que uma dieta pobre em cobre resulta na falta de pigmentação dos animais.

– Todos os órgãos humanos contêm cobre, um elemento que está envolvido na protecção das células (incluindo as células do folículo piloso) contra o stress oxidativo.

A deficiência de vitamina C é mais comum em pessoas que comem menos vegetais e frutas (especialmente no inverno ou início da primavera), fazem dieta, fumam ou consomem álcool.

Por que a vitamina C é importante?

– A vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger as células do stress oxidativo. Os radicais livres produzidos por processos bioquímicos no organismo ou por factores externos (radiação, poluição) causam stress oxidativo, que é prejudicial para todas as células. Os folículos pilosos também são sensíveis ao stress oxidativo.